O presidente da câmara do Cadaval, o social-democrata José Bernardo Nunes, disse hoje que ainda não decidiu se se recandidata às próximas eleições autárquicas, considerando extemporâneo o anúncio do seu nome pelo partido.
José Bernardo Nunes afirmou que “não exclui a hipótese” de se recandidatar, pela última vez, à câmara, mas nem ele nem a comissão política concelhia “decidiram” sobre o assunto.
Por isso, “não aceita que tomem decisões” por si, reagindo ao facto de o seu nome estar entre os 77 autarcas que a direção nacional do PSD anunciou hoje que podem vir a recandidatar-se.
“A concelhia convidou-me e eu achei que não era tempo, porque quem está no poder e, sobretudo, neste ano de pandemia, quero ser presidente de câmara o maior tempo possível e não candidato às autárquicas”, defendeu o autarca deste concelho do distrito de Lisboa.
O social-democrata disse que, com o anúncio feito hoje pelo PSD, “está em causa o princípio e não o lugar”.
Tal como tinha anunciado na semana passada o presidente do PSD, Rui Rio, o secretário-geral e coordenador autárquico nacional do PSD, José Silvano, fez hoje “a apresentação de mais 100 candidatos” do partido às próximas autárquicas e prometeu que o processo ficará concluído até 31 de março.
“Vamos apresentar agora os 100 candidatos, divididos em duas partes: são 23 candidatos novos, isto é, candidatos que não são presidentes de câmara e que não estão em exercício de funções e serão 77 que são presidentes de câmara recandidatos a um novo mandato”, afirmou.
José Silvano detalhou que, dos 98 presidentes de câmara atuais do PSD, “há 13 que não se podem recandidatar porque já cumpriram três mandatos”, há “quatro ou cinco que não querem recandidatar-se” e outros tantos que “ainda estão em processo de decisão nas respetivas estruturas e serão apresentados nas próximas semanas”.
O secretário-geral do PSD distinguiu os 23 candidatos já homologados dos restantes 77, apresentados igualmente como candidatos, num vídeo com os seus nomes e câmaras.
“Estes 77, quando quiserem ser candidatos, apresentar a sua candidatura formal, poderão fazê-lo no tempo e na forma que entenderem, com a garantia da homologação na própria semana”, disse.
Estou contente com o presidente José Bernardo tem feito muita coisa no cadaval e arredores