A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições de agitação marítima em Portugal Continental, entre as 12h00 de amanhã, dia 11 de março, e as 06h00 de sexta-feira, dia 12 de março, alertam a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha, em comunicado.
“A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de nove metros, com o período médio a oscilar entre os 14 e os 18 segundos”, esclarece a nota.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha “recomendam a toda a comunidade marítima que adote um estado de vigilância no mar e nas zonas costeiras e redobrem os cuidados tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar, devendo também reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas”.
À população em geral, lê-se no comunicado, “relembramos que se encontra em vigor um dever geral de recolhimento domiciliário, pelo que as pessoas devem permanecer em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco”.