Os trabalhos de requalificação do Fórum Municipal Romeira, em Alenquer, já começaram, têm um prazo de execução de cinco meses e representam um investimento de 500 mil euros, informou esta autarquia em comunicado.
Segundo a mesma fonte, no telhado vão ser substituídas as asnas e madres de madeira e outras peças estruturais que se encontram em “mau estado de conservação”, assim como telhas e elementos metálicos que suportam a estrutura. Será também reforçado o isolamento do telhado com placas de EPS (esferovite), placas de madeira OSB e subtelhas.
Nas fachadas, será feita a substituição dos vãos, recuperação ou substituição das cantarias, reparação de fissuras e renovação da pintura, acrescenta a autarquia.
Em visita às obras, o presidente do município de Alenquer, Pedro Folgado, citado no comunicado, explicou que as últimas obras de conservação do edifício “ocorreram há mais de duas décadas e estavam há muito diagnosticadas, mas foram sendo adiadas por se tratar de uma estrutura indispensável à realização de eventos como a Feira da Ascensão, a Alma do Vinho ou o parque temático de Natal”.
Pedro Folgado esclareceu, contudo, que nunca esteve em causa a integridade do edifício ou a segurança dos visitantes, tratando-se sobretudo de questões relacionadas com infiltrações e danos naturais nas fachadas, resultante da exposição aos elementos. “Ao longo dos anos o edifício foi alvo de vistorias regulares por parte dos técnicos e precisamente por não se tratarem de obras urgentes, foram sendo sucessivamente adiadas”, explicou o autarca.
“O cancelamento das atividades agendadas para o Fórum Romeira no âmbito da pandemia, vieram proporcionar a oportunidade de realizar as referidas obras, um investimento de aproximadamente 500 mil euros por parte da autarquia e com um prazo de execução de cinco meses, esperando que em breve as atividades possam regressar àquele espaço”, concluiu o presidente.