Alenquer vai receber pela primeira vez, uma unidade móvel de rastreio do cancro da mama da Liga Portuguesa Contra o Cancro de 26 de março a 22 de abril, informou a autarquia em comunicado.
Segundo a mesma fonte, “porque prevenir faz toda a diferença” uma unidade móvel será instalada junto ao Centro de Saúde de Alenquer para efetuar rastreios gratuitos do cancro da mama a mulheres com idade entre os 50 e 69 anos.
O Programa de Rastreio de Cancro da Mama é dirigido a mulheres assintomáticas (que não apresentam sintomas) com idade compreendida entre os 50 e os 69 anos e consta na realização de uma mamografia cada dois anos, explica a autarquia.
Se ainda não atingiu os 50 anos deve procurar ser seguida pelo seu Médico de Família ou Ginecologista, aconselha a LPCC.
A autarquia esclarece que as sessões vão decorrer entre 26 de março e 22 de abril mediante marcação, através de carta convocatória segundo os dados constantes no Centro de Saúde.
Após serem convocadas, as munícipes “devem comparecer na unidade de rastreio na data e hora marcadas, munidas do Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e do cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde e, se possível, da carta-convocatória”, explica a mesma fonte.
O NRS-LPCC “garante todos os procedimentos de segurança e higienização recomendados pela DGS, no quadro da atual pandemia”, sublinha a autarquia.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro promove sessões de rastreio do cancro da mama desde 1986, numa primeira fase apenas na região Centro, tendo ao longo dos anos vindo a alargar o seu espectro de ação.
Com a assinatura de um protocolo entre o Núcleo Regional do Sul da LPCC e a Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o programa de rastreio do cancro da mama “chega agora a todo país e pela primeira vez ao concelho de Alenquer, que passa a receber a unidade móvel de dois em dois anos”, revela a autarquia.
Na Região Oeste, também Arruda dos Vinhos anunciou recentemente que iria receber em março, pela primeira vez, o programa de rastreio do cancro da mama de base populacional. A nova unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro foi inaugurada dia 8 de março.
O atendimento é feito no horário das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, seguindo todas as orientações da Direção-Geral de Saúde, informou a autarquia de Arruda dos Vinhos, sublinhando que o rastreio é gratuito e realiza-se de 2 em 2 anos através de convite enviado por carta às mulheres da faixa etária indicada.
Para esclarecimento de dúvidas pode contactar a LPCC através dos números 245 009 299 ou 915 999 890, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h, informa ainda o comunicado da autarquia de Alenquer.