O Centro de Empreendedorismo e Inovação “Alen_Quer_Inovar” recebeu a certificação de incubadora “StartUP Visa”, que irá “permitir captar e apoiar empreendedores de outras nacionalidades, sem residência permanente no espaço Schengen”, informou esta autarquia em comunicado.
Segundo a mesma fonte, para o vereador com a tutela da Economia, Paulo Franco, esta certificação é uma “mais-valia para a incubadora e para o município, sendo um dos programas mais inovadores a nível europeu para atrair talentos internacionais”.
“Os empreendedores candidatos ao programa devem demonstrar o caráter inovador do projeto, o potencial de crescimento, a escalabilidade do negócio no mercado, possuir o potencial de criar emprego qualificado e as perspetivas de fixação em Portugal”, sublinha o autarca citado no comunicado.
Iniciativa do IAPMEI, I.P. – Agência Portuguesa para a Competitividade e Inovação, o “StarUp Visa” é um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros, que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, através da concessão de visto de residência ou autorização de residência para emigrantes empreendedores.
“Os promotores estrangeiros, que pretendam desenvolver e seu projeto em Portugal, ainda que não tenham constituído empresa, ou empreendedores que já detenham projetos empresariais nos países de origem e que pretendam exercer a sua atividade em Portugal, podem recorrer agora à “Alen_Quer_Inovar”, para os apoiar na implementação da respetiva ideia de negócio, na área de intervenção da Incubadora”, esclarece o comunicado.