O estatuto PME Líder, um selo de reputação que distingue o mérito das Pequenas e Médias Empresas nacionais com desempenhos superiores, foi atribuído a 31 empresas do concelho da Lourinhã em 2020, informou esta autarquia em comunicado.
Segundo a mesma fonte este número, de 31 empresas, representa um crescimento em relação ao ano anterior, quando 27 empresas do concelho foram alvo desta distinção.
Este selo foi criado pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e é atribuído conjuntamente com o Turismo de Portugal (caso das empresas do setor do Turismo), em parceria com um conjunto de bancos parceiros e com as Sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de “rating” e indicadores económico-financeiros.
A autarquia sublinha que as PME Líder “têm acesso a um conjunto de benefícios, como condições especiais a produtos financeiros e a uma rede de serviços, à facilitação da relação com a banca, para além do prestígio associado à marca PME Líder na relação com os seus stakeholders”.
A nível nacional, na edição PME Líder 2020 foram reconhecidas 9.955 empresas com elevados padrões competitivos. Este universo empresarial aumentou “substancialmente” face ao ano anterior, verificando-se um acréscimo de 1.398 empresas.