“Smishing” é um novo método de burla através do qual a mensagem de texto num telemóvel pede, normalmente, para clicar num “link” de modo a “verificar”, “atualizar”, ou “reativar” a sua conta, mas esse “link” leva a uma página falsa, avisa a GNR em comunicado.
Segundo a mesma fonte, estas mensagens “são enviadas em nome de empresas conhecidas, geralmente de comercializadoras de energia, de operadores de telecomunicações e de empresas de entrega de encomendas”.
Por isso, a GNR aconselha a que “não responda ou forneça quaisquer dados pessoais, mesmo que pareçam enviados por empresas fidedignas” e a que “não carregue em ´links’, anexos ou imagens que receba em mensagens de texto não solicitadas, sem verificar o remetente”.
A autoridade policial diz ainda para desconfiar de mensagens com endereços estranhos, números de telefone estrangeiros ou português incorreto e para não deixar o “apressem”, verificando “calmamente tudo o que precisa antes de responder”.
Além disso, acrescenta a GNR, “não efetue pagamentos de faturas que desconhece ou forneça dados de pagamento para encomendas que não realizou, mesmo que pareçam enviados por empresas idóneas”.
“Nunca responda a mensagens de texto que lhe peçam o PIN, ‘passwords’ de acesso ao banco ou outros códigos de segurança”, aconselha ainda a mesma fonte, acrescentando que, se acha que respondeu a uma mensagem de “smishing”, indicando dados bancários, “contacte o seu banco imediatamente”