O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA), resgatou domingo uma tartaruga de faces rosadas, no concelho de Pombal, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a GNR refere que “na sequência de um alerta por parte do grupo “Amigos do Arunca”, integrado no Grupo de Proteção da Sicó (GPS), a dar conta que se encontrava o espécime no Rio Arunca, nas imediações da cidade de Pombal, os elementos do NPA procederam à recolha da tartaruga de faces rosadas, tendo sido entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) do Centro, na Mata do Choupal de Coimbra”.
A GNR recorda que, por lei, ninguém pode manter, criar ou comercializar um exemplar desta espécie. Tratando-se de uma espécie invasora com poucos predadores naturais em Portugal, a tartaruga de faces rosadas reproduz-se muito facilmente em estado selvagem, podendo tornar-se um fator de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento, e porque podem alterar a genética das restantes espécies.