A Polícia Judiciária e o “Cuerpo Nacional de Policia de Espanha” apreenderam cerca de 806 kg de cocaína em Portugal no âmbito da operação “Sismo”, através da qual foram ainda detidos dois homens portugueses, com 46 e 47 anos de idade e ambos já com antecedentes por vários tipos de ilícitos, informou a PJ em comunicado.
Segundo a mesma fonte, foram detidos dois homens de nacionalidade portuguesa, sobre os quais recaem “fortes suspeitas de integrarem uma organização criminosa com ligações a vários países e que se dedicava à introdução de grandes quantidades daquele estupefaciente no continente europeu”.
A droga agora apreendida, que era proveniente de um país da América Latina, “estava dissimulada em 12 isoladores sísmicos idênticos aos habitualmente utilizados na construção de pontes e que foram transportados por via marítima até um porto nacional”, explica a PJ.
A mesma fonte acrescenta que a forma como a droga vinha dissimulada tornou “extremamente difícil a sua deteção” e, para se proceder à sua remoção do interior daquelas peças de engenharia, “foi necessário recorrer a maquinaria pesada de corte, habitualmente utilizada na indústria de metalomecânica”. Este “modus operandi” era até a gora desconhecido, sublinha o comunicado.
No quadro desta mesma operação, cuja investigação se iniciou coordenadamente em Portugal e em Espanha em meados de 2020, o “Cuerpo Nacional de Policia” “havia já procedido à detenção, em Espanha, de dois homens e à identificação de uma mulher, todos nacionais de um país da América Latina e “fortemente suspeitos de integrarem a mesma organização criminosa, tendo, ainda, procedido à apreensão de elevada quantidade de cocaína”, acrescenta a mesma fonte
Os dois homens detidos em território nacional “foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva”, conclui o comunicado.