O Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira conta, a partir de hoje, com uma ambulância de suporte imediato de vida (SIV), sediada no serviço de Urgência.
A SIV irá funcionar num modelo de gestão integrada, que prevê a partilha de recursos humanos entre o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Serviço de Urgência, em que os enfermeiros da tripulação da ambulância “desempenham também funções no Serviço de Urgência Básico do hospital, obtendo-se desta forma ganhos de eficiência e melhorando-se a manutenção das competências técnicas dos profissionais”, refere um comunicado do instituto.
As ambulâncias SIV do INEM são tripuladas por um enfermeiro e um técnico de emergência pré-hospitalar e têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados, designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de suporte avançado de vida.
A SIV está equipada com um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos, “permitindo assim que o médico em serviço no Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM possa aconselhar corretamente a equipa e encaminhar a vítima para a Unidade Hospitalar mais adequada”. Com a nova ambulância, Portugal continental passa a contar com 42 meios de emergência pré-hospitalar desta tipologia.