O Comando Territorial de Lisboa detetou o corte “rente” e a poda “mal executada” de 19 sobreiros no sopé da Serra de Montejunto, no concelho de Alenquer, ontem, dia 16 de março, informou a GNR em comunicado.
Segundo a mesma fonte, na sequência de uma denúncia a dar conta que se encontravam a ser cortados e abatidos alguns sobreiros, os elementos do NPA “deslocaram-se de imediato para o local e verificaram que a limpeza de mato estava a ser efetuada através de maquinaria agrícola industrial”.
No decorrer das diligências policiais, “apurou-se que tinham sido cortados 16 sobreiros adultos e mutilados outros três, tendo sido elaborado um auto de contraordenação por falta de autorização do corte de sobreiros adultos e de poda mal executada”, acrescenta a GNR.
O corte ou arranque das espécies de azinheira e sobreiro em povoamento ou isolados, “carece de autorização prévia, uma vez que estas espécies incluem alguns dos biótopos mais importantes ocorrentes em Portugal continental em termos de conservação da natureza”, explica a mesma fonte.