O Município da Lourinhã volta a promover, em 2021, a destruição de todos os ninhos primários e definitivos de vespa asiática, detetados no território, como medida de “controlo da propagação” desta espécie, informou esta autarquia em comunicado.
Segundo a mesma fonte, para além dos procedimentos habituais, que decorrem da constatação de novos ninhos, como a “adjudicação da exterminação a entidades competentes para o efeito”, deu-se, em 2021, “prossecução ao projeto iniciado na Escola Dr. João das Regras, relativo a esta espécie, procedendo-se à colocação de armadilhas caseiras, elaboradas pelos alunos do 6º ano, nas aulas de Educação Tecnológica, no ano letivo 2019/2020”.
Estes meios de prevenção foram distribuídos pelo território, com “especial incidência nos locais envolventes onde anteriormente tinham sido detetados ninhos de vespa asiática e têm como objetivo a captura de vespas rainhas, fundadoras de novas colónicas, impedindo assim a reprodução e o desenvolvimento de novos ninhos”, sublinha a autarquia.
Em simultâneo, acrescenta a mesma fonte, estas armadilhas “serão monitorizadas quinzenalmente para contagem de capturas e reforço do atrativo”.
O Serviço Municipal de Proteção Civil, tem disponível para entrega aos apicultores ou à população em geral armadilhas caseiras, que “devem ser solicitadas” através do contacto telefónico 261 410 149 ou do email protecaocivil@cm-lourinha.pt, informa a autarquia.
O Município alerta para que nenhum munícipe dever tente destruir ninhos de vespa asiática, utilizando armas de fogo ou destruindo parcialmente o ninho, através de quaisquer ferramentas, uma vez que “existe o risco de disseminar as vespas, que construirão novos ninhos ou de as mesmas, sentindo-se ameaçadas, atacarem e, no caso de a picada acontecer em pessoas ou animais que façam uma reação alérgica grave a picadas de insetos e venenos de animais, poder-se-á desencadear uma reação alérgica grave”. Em caso de detetar esta reação, “deverá ser chamado de imediato o 112”.
“Todos os avistamentos de vespa asiática ou dos respetivos ninhos devem ser comunicados, à Camara Municipal da Lourinhã, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), que procederá em conformidade” (Telefone: 261 410 149 / 919 996 410 Email: protecaocivil@cm-lourinha.pt) , conclui a mesma fonte.