No âmbito da estratégia “Identidade – Óbidos”, a Câmara Municipal de Óbidos lançou um projeto à comunidade obidense de modo a festejar, este ano, o Dia Mundial da Poesia de uma forma “muito especial”.
A autarquia reuniu alguns poetas do concelho e, até dia 21 de Março, dia que celebra a Poesia, são mostradas as “Palavras da Nossa Terra”.
“A palavra, a terra e a pertença são o mote deste projeto. O que faz os lugares são as pessoas e as suas memórias. No fundo, a sua identidade”, sublinha nota enviada.
É com esta matriz de raiz identitária que Óbidos abraçou o compromisso de apostar na valorização dos lugares.
“Recuperar e dar significado às tradições, aos rituais, às estórias locais, aos produtos endógenos”, são prioridades.
Numa primeira fase, esta iniciativa conta com a participação de seis poetas, terá continuidade e convida todos os poetas do concelho a participarem.
Recorde-se que, todos os anos, desde 1999, a UNESCO comemora o Dia Mundial da Poesia a 21 de Março.
“É uma ocasião para celebrar a riqueza do património cultural e linguístico mundial, e também uma oportunidade para chamar atenção para as formas tradicionais de poesia que correm o risco de desaparecer”, valoriza o município obidense.
Segundo a mesma fonte, a poesia é também “essa arte única que nos faz conscientes da extraordinária diversidade humana: a diversidade de línguas e culturas”.
“Um ponto de encontro entre o indivíduo e o mundo, e uma introdução à diferença, ao diálogo e à paz”, reforça o mesmo documento.