O Parque Verde da Cidade de Alcobaça celebra o seu segundo aniversário, no próximo domingo, dia Mundial da Árvore.
Com a circulação permitida nos parques públicos, o Município de Alcobaça convida a comunidade e os visitantes a participarem em duas iniciativas comemorativas bem animadas em família.
Para assinalar a data, as duas estufas deste parque lúdico, localizado nas margens do rio Alcoa, podem ser visitadas das 10h00 às 17h00. As visitas serão sujeitas a controlo do distanciamento social.
Ao final da tarde, pelas 17h00, os HMB, uma das bandas portuguesas de maior sucesso nacional e internacional sobem ao palco para proporcionar um grande concerto, “alegre, com muito ritmo”, num estilo musical que passa pelo soul e funk.
A banda é constituída por Héber Marques (vocalista), Fred Martinho (guitarrista), Daniel Lima (teclista), Joel Silva (baterista) e Joel Xavier (baixista).
Em nota enviada, a autarquia dá conta que os Multipremiados HMB, estiveram nomeados para o prémio Best Portuguese Act, na edição de 2014, 2016 e 2017 dos MTV Europe Music Awards.
Este grupo venceu o prémio de Melhor Música na edição de 2017 dos Globos de Ouro, com o tema “O Amor É Assim” (que também conta com a participação vocal de Carminho), assim como o prémio de Melhor Grupo na edição de 2018 do mesmo evento.
O Parque Verde de Alcobaça, situado na entrada nascente da cidade, abraça o rio Alcoa e preserva os antigos caminhos da água para o Mosteiro de Alcobaça. Trata-se de um novo espaço de lazer, que promove “o encontro de gerações e onde o sol, a terra, a água e a natureza convivem em plena harmonia”.
Inaugurado no dia 21 de março de 2019, esta área, com mais de seis hectares, segundo a Câmara Municipal, constitui, também, “uma nova centralidade e um espaço social amplo, propício ao desporto espontâneo, a atividades ao ar livre e capaz de acolher os mais diversos eventos”.
Devolvendo o rio à cidade de Alcobaça, “com respeito pelo património ambiental e o legado cisterciense”, o espaço lúdico integra ainda uma ampla estratégia de mobilidade sustentável, que inclui “a pedonalização progressiva do rio Alcoa, desde a sua nascente até à foz”.