O “Quintal da Leitura” é o mais recente projeto internacional criado pela livraria Bichinho de Conto, situada nos Casais Brancos, em Óbidos.
A iniciativa passa pela partilha, desafios, conversa e cumplicidade de promoção à língua portuguesa, onde “todos são bem-vindos”.
“É um projeto estruturado que vai acontecer agora e se vai manter no tempo”, explica Mafalda Milhões, responsável da livraria portuguesa, acrescentando que “o conceito já existia informalmente na Europa, mas quisemos formalizar e centrar as atenções na língua portuguesa e nas nossas parcerias com o Instituto de Leitura Quindim, Brasil, O Bichinho do Conto, Portugal, e Kacimbo Produção Cultural, Angola, que servem de berço a esta iniciativa que nos religa de uma forma tão especial”.
Em comunicado enviado pelo Município de Óbidos, a organizadora dá conta que esta ideia tem vários denominadores comuns.
“Todos eles são independentes, têm criadores envolvidos na sua génese e têm uma missão cultural que suporta a sua existência permitindo o encontro com a Literatura, as Artes e o desenvolvimento humano”, sublinha a mentora do projeto.
Os encontros literários serão realizados no segundo sábado de cada mês, com um artista de cada país, ao longo de 2021, pela internet.
Segundo a mesma fonte, o primeiro encontro decorreu no passado dia 13 de Fevereiro, via Zoom, com o escritor angolano Ondjaki; a última reunião decorreu no passado dia 13 de Março, com o escritor português Afonso Cruz, indicado pelo Bichinho do Conto; e, em Abril, participará a poeta brasileira Cida Pedrosa.