Carlos Bernardes anunciou hoje a sua recandidatura pelo Partido Socialista ao terceiro mandato à frente da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Carlos Manuel Antunes Bernardes tem 53 anos, reside no Turcifal, concelho de Torres Vedras, e é presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras desde 1 de dezembro de 2015.
Em entrevista ao Jornal Económico, Carlos Bernardes afirmou que está “disponível para ser candidato nas eleições autárquicas de 2021, no sentido a que possa dar o meu contributo tendente a que possa prosseguir os nossos projetos”.
Referindo-se à possibilidade que chegou a ser anunciada de Pedro Santana Lopes concorrer à autarquia torreense pelo PSD, Carlos Bernardes reconheceu que era um candidato “com um percurso na vida portuguesa”, mas diz estar “sempre preparado para os embates que são as eleições autárquicas e, desse ponto de vista, sempre com a consideração pelos adversários”.
Sobre o atual mandato, o atual presidente da Câmara de Torres Vedras faz “um balanço francamente positivo do trabalho desenvolvido”.
As grandes apostas, diz Carlos Bernardes, “nomeadamente na vertente da Educação, de podermos construir novos centros educativos, é com enorme prazer que inaugurámos já o Centro Educativo de São Pedro da Cadeira, que é hoje já uma referência, a par de um conjunto de obras que estão a ser desenvolvidas nomeadamente na Póvoa de Penafirme, no Turcifal e Freiria. Há quatro anos, quando nos candidatámos, colocámos como prioridade a vertente da Educação”.
O trabalho desenvolvido pela autarquia na área da Educação Ambiental, salienta Bernardes, começa a dar os seus frutos: “Torres Vedras destaca-se como o Município com mais escolas com o galardão Eco-Escola”, um programa internacional, desenvolvido em Portugal desde 1996, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O autarca refere as políticas de regeneração urbana como outro ponto alto do seu mandato. “Estamos a concluir um conjunto de investimentos na nossa cidade, visando a sua requalificação e regeneração, onde o Centro de Artes e Criatividade do Carnaval é um projeto ancora, que iremos inaugurar no dia 25 de Abril”.
Uma outra obra “que relevo de extrema importância”, e que marca este mandato, é a “reabilitação de um troço litoral entre a Praia Formosa e a Praia Azul, tendente a que o litoral possa ser vivido durante todo o ano”, afirmou.