O Município de Óbidos assinalou hoje o Dia Mundial da Água com a inauguração de painéis de sensibilização ambiental, junto à ponte do antigo aeródromo, no Arelho, que faz convergência entre o Rio Real e o Rio Arnóia.
Numa parceria conjunta entre o ISPA – Instituto Universitário, Águas do Tejo Atlântico, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Câmara Municipal de Óbidos e a Associação Regantes de Óbidos, esta iniciativa sobre monitorização e educação ambiental integrou o projeto “Peixes Nativos” que marca o início do programa “Preservação e Valorização dos Ecossistemas Aquáticos de Óbidos”.
Em declarações à RTVON, Margarida Reis, vereadora do Município de Óbidos explicou que a ação pretende valorizar os ecossistemas aquáticos do concelho, mas acima de tudo “as águas dos rios e os peixes nativos que se encontram nos rios de Óbidos”.
A par da placa de sensibilização, e com a educação a ser implementada nas escolas, a autarquia deseja que esta temática seja já transmitida à população em geral.
Sensibilizar a comunidade para a existência de “espécies raras”, que de todo “não queremos que deixem de existir”, é outra prioridade para a organização.
“Este é um passo marcante no Dia Mundial da Água, um dia que chama a atenção para o quanto a água é essencial e o quanto é fundamental em Óbidos preservar essa qualidade da água, que hoje todos nós, mais estamos ansiosos e queremos, para que possamos ter um mundo melhor para o nosso bem-estar e para o bem-estar do nosso ecossistema”, sublinhou a autarca.