O Bloco de Esquerda (BE) vai candidatar o militante e professor Jorge Humberto Nogueira à Câmara de Torres Vedras nas próximas eleições autárquicas, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a comissão coordenadora concelhia informou que aprovou o nome na reunião realizada no sábado, acrescentando que a candidatura se apresenta “como alternativa de esquerda ao poder local torriense, por uma política de transparência e serviço público, através de uma governação que ouça as pessoas, alicerçada nos reais anseios e problemas dos torrienses”.
Se for eleito, Jorge Humberto Nogueira quer que as tarifas sociais da água e dos resíduos sejam atribuídas de forma automática, pretende fixar jovens no concelho através de apoios ao pagamento das rendas de habitação e quer atribuir bolsas de estudo a estudantes universitários com carências económicas.
Outras prioridades passam também pela criação de estruturas e de programas de apoio aos idosos, pela melhoria da rede de transportes no concelho e na cidade, pela criação de políticas de justiça social que combatam a pobreza, a discriminação e a exclusão e pela reversão do processo de fusão das freguesias.
Para a resposta à pandemia de covid-19, defendeu que “são necessárias respostas sociais e económicas de emergência, sem esquecer políticas estruturais”.
Jorge Humberto Nogueira, de 56 anos, reside em Torres Vedras, onde é professor de Educação Especial na Escola S. Gonçalo de Lagos.
Em termos académicos, é especialista em Dificuldades Intelectuais Severas e doutorando em Inclusão Social na Universidade da Extremadura (Espanha).
Autor de livros e artigos na área da Educação e Inclusão, é fundador da Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, e foi diretor da revista Educação Inclusiva, entre 2010 e 2012.
Foi elemento da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Torres Vedras, de 2000 a 2002, tendo exercido a sua presidência.
No plano político, é há três anos militante do BE, integrando a comissão coordenadora concelhia.
Do seu currículo constam também antigas colaborações enquanto jornalista em meios de comunicação social locais e do jornal Público.
Para cabeça-de-lista à assembleia municipal, o BE escolheu o militante Pedro Pisco.
Jorge Humberto Nogueira é o terceiro candidato a surgir na corrida autárquica do concelho, depois dos anúncios da candidatura pelo Movimento Cívico Unidos por Torres Vedras do antigo vereador da autarquia Sérgio Galvão, que renunciou ao cargo em 2016, e da recandidatura do atual presidente da câmara, Carlos Bernardes (PS).
Este município do distrito de Lisboa é presidido por Carlos Bernardes desde 2017, altura em que o PS venceu em Torres Vedras, com maioria absoluta, elegendo seis elementos para o executivo, enquanto o PSD elegeu três.
As autárquicas deste ano ainda não têm data marcada, mas, segundo a lei, ocorrem entre setembro e outubro.