A Câmara Municipal do Bombarral reforçou o seu apoio financeiro aos Bombeiros Voluntários, através da atualização do protocolo de colaboração existente.
O reconhecimento veio valorizar a importância da ação desenvolvida pelos Bombeiros Voluntários do Bombarral, ainda mais evidenciada, ao longo do último ano, pela sua intervenção no âmbito da pandemia da Covid-19.
Com este reforço de verbas, a autarquia corresponde a um anseio manifestado pela associação com vista ao “progressivo incremento da conceitualização profissional do corpo de bombeiros, nas operações de salvamento e socorro, dentro das competências que lhe são reconhecidas”.
O momento da formalização do acordo aconteceu no dia 31 de março, tendo o documento sido assinado pelo presidente da edilidade, Ricardo Fernandes, bem como pelo presidente e pelo tesoureiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, Vítor Garcia e Carlos Pereira, respetivamente.
Em comunicado, o município dá conta que a ocasião proporcionou ainda a celebração de um segundo protocolo, referente à cedência temporária das instalações do antigo quartel, com vista ao armazenamento do espólio do Museu Municipal, na sequência das obras de requalificação de que irá brevemente ser alvo o Palácio Gorjão.
No acordo de cedência estão igualmente previstas obras de beneficiação do edifício, as quais serão asseguradas pela Câmara Municipal.
A cerimónia de assinatura dos protocolos, os quais produzem efeito desde o dia 1 de janeiro de 2021, decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município e contou ainda com a presença do vereador Vítor Fonseca.