O curso Design de Comunicação Gráfica é a nova aposta da Escola Técnica Empresarial do Oeste (ETEO), que se estreia na sua oferta formativa para o ano letivo 2021-2022.
“Trata-se de uma área que tem tido uma grande procura no mercado de trabalho”, revela a ETEO, instituição de ensino profissional de natureza privada, que há 30 anos projeta o futuro dos jovens.
A construção de soluções criativas de comunicação visual, através da “captação, conceção, maquetização e produção de objetos gráficos bi e tridimensionais para suportes impressos ou para ecrã, bem como preparar a arte final para a impressão ou exibição”, são prioridades a desenvolver neste curso.
Com a formação adquirida, os alunos ficam habilitados a trabalhar em tipografias, agências de comunicação e departamentos de comunicação de empresas, municípios e outras entidades.
Para o próximo ano letivo 2021/2022, a ETEO vai manter a sua oferta em oito cursos, que têm já inscrições abertas para o 1º ano: Multimédia, Turismo, Design de Comunicação Gráfica, Auxiliar de Saúde, Termalismo, Animador Sociocultural, Gestão e Serviços Jurídicos.
Ao comemorar o 30º aniversário, a Escola continua a contar com um corpo docente formado por professores de carreira e por formadores externos, inseridos em diversas áreas do mundo de trabalho, que “contribuem com um importante conhecimento prático para a aprendizagem dos alunos”.
Em comunicado, a ETEO sublinha que esta vertente prática constitui num dos “símbolos diferenciadores da escola, que procura alargar os conhecimentos dos seus alunos com aprendizagens realizadas em palestras, conferências, visitas de estudo e outras atividades”.
Do programa dos cursos fazem parte Formação em Contexto de Trabalho (estágios) e a PAP (Prova de Aptidão Profissional), que integram momentos marcantes do percurso escolar.
“O grau de empregabilidade dos diplomados da ETEO é elevado”, aponta a instituição, evidenciando que em 2020, apesar da crise provocada pela pandemia, 77% dos alunos que concluíram os cursos estão empregados ou frequentam o ensino superior.
Entre 2017 e 2019 a percentagem de alunos desta escola que arranjou emprego ou prosseguiu os estudos foi de 90%.
Segundo a mesma fonte, a estratégia da ETEO no desenvolvimento da sua oferta formativa passa por “um grande entrosamento com a comunidade local e da região Oeste tendo em vista as tendências futuras do mercado de trabalho, o que ajuda a explicar a elevada taxa de empregabilidade dos seus diplomados”.
A Escola Técnica Empresarial do Oeste surgiu em 1990 em resultado de iniciativa de entidades locais com o objetivo de formar técnicos especializados em áreas em que a região fosse carenciada.