A Proteção Civil de Óbidos emitiu, em 2019, uma candidatura às Nações Unidas com a finalidade de atribuir ao Município de Óbidos o galardão de “Vila Resiliente”.
No âmbito do programa internacional das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Catástrofes (UNDRR), e no seguimento da aprovação da candidatura, foi promovido um conjunto de metas operacionais direcionadas à “prevenção e mitigação de riscos coletivos”.
“A criação de Unidades Locais de Proteção Civil em todas as freguesias, a criação de uma rede de Desfibrilhação Automática Externa em todo o município/freguesias, em particular nos locais de maior risco, e a criação de ferramentas/aplicações de comunicação e informação pública”, são os objetivos que se destacam desta proposta.
Desde do início deste ano, a candidatura foi reforçada para a década de 2020 – 2030, tendo uma vez mais sido validada pelas Nações Unidas.
Em comunicado, a autarquia refere que Óbidos continua a ser o único município do Distrito de Leiria, reconhecido pelas Nações Unidas como Cidade/Vila Resiliente.
“Óbidos tudo irá fazer para que os restantes municípios do distrito de Leiria, e em particular aqueles que integram a Comunidade Intermunicipal do Oeste, possam fazer parte desta preponderante rede internacional, que tem como propósito a redução do risco de catástrofes no nosso território”, sublinha o mesmo documento.