O auto de consignação da obra para a estabilização da Arriba do Porto da Areia Sul, no concelho de Peniche, foi assinado terça-feira, anunciou hoje a autarquia.
Esta empreitada, financiada pelo POSEUR, “visa a concretização de obras para corrigir situações problemáticas de erosão costeira, incluindo a eliminação, redução e controlo do risco para a salvaguarda de pessoas e bens, minimizando os riscos associados à instabilidade da arriba por via da sua consolidação e estabilização”, refere o comunicado.
Conforme referenciado na candidatura ao financiamento comunitário, a praia do Porto da Areia Sul em Peniche localiza-se no extremo sul de uma antiga pedreira, da qual foi extraída a matéria-prima destinada à construção do Porto de Peniche, ocorrida na década de 50 do século XX, sobretudo os molhes Leste e Oeste. Os trabalhos de exploração da rocha, por desmonte a fogo, terão provocado a abertura de algumas descontinuidades existentes na formação (juntas de estratificação, fraturas, diáclases, falhas, etc.) e conduziram ao aparecimento de novas superfícies de descontinuidade. Ao longo do tempo, por ação de vários fatores, como a pluviosidade, a circulação de águas, sismos, entre outros, as condições de estabilidade têm vindo a deteriorar-se, consubstanciando-se com a queda de blocos.
“As ocorrências destas situações de rotura, a par da proximidade da estrada marginal no topo da arriba, justificaram a urgência da intervenção”, explica a autarquia.
A operação visa promover a estabilização da arriba da Praia do Porto da Areia Sul, através da aplicação de redes metálicas pregadas e tensionadas, cuja tensão exercida sobre a vertente não permita a descompressão do maciço e movimentação dos blocos de rocha aí existentes, minimizando praticamente na totalidade o risco associado à instabilidade da arriba.
Com um custo total de 394 754,80 EUR, a obra beneficia de cofinanciamento do POSEUR no valor de 296 066,10 EUR, cabendo ao Município de Peniche o montante de 98 688,70 EUR.
Para Henrique Bertino, Presidente da Câmara Municipal de Peniche, “trata-se de uma zona nobre e aprazível há muito necessitada de uma urgente intervenção. Esta obra vem permitir que as pessoas possam usufruir, com condições de segurança reforçada, de um espaço tão atrativo como o Porto da Areia Sul”.