O município de Torres Vedras aprovou o Plano Municipal para a Integração de Migrantes 2020-2022, após aprovação de uma candidatura ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), com financiamento até dezembro de 2022.
Algumas das medidas para áreas consideradas prioritárias consistem no programa “Migrante Empreendedor”, na realização de sessões sobre multiculturalidade em contexto escolar e de sessões de literacia informática (direcionadas às necessidades dos migrantes), assim como na criação de um Posto Avançado e Especializado de apoio ao acesso a habitação condigna.
Está, ainda, prevista a realização de Encontros Comunitários Interculturais, uma formação em Mediação Cultural, um projeto de fomento à produção artística e criativa e o acesso gratuito a atividades culturais promovidas pelo município até ao final de 2022.
O diagnóstico efetuado no âmbito deste plano levou à identificação de 4.151 estrangeiros em 2019.
O objetivo do Plano Municipal para a Integração de Migrantes 2020-2022 passa por contribuir para uma adequada gestão dos fluxos migratórios ao nível do desenvolvimento local, integrando e envolvendo parceiros que atuam na área das migrações a nível local.