O Município de Alcobaça anunciou que as atividades culturais, que estavam suspensas devido ao 2º confinamento decretado no âmbito da pandemia da Covid-19, estão a ser reorganizadas.
Todos os eventos previstos para os próximos meses, nos equipamentos culturais do concelho, serão “sempre suscetíveis a alteração mediante a evolução da situação epidemiológica”, e decorrerão em conformidade com as orientações do Governo e da Direção-Geral de Saúde (DGS), confirmou a autarquia.
Com a reabertura dos Museus Municipais, surgem novas exposições em destaque na nova programação.
“Fantasia & Decor – Cerâmica de Alcobaça” no âmbito do Bom dia Cerâmica, realizar-se-á no Jardim do Amor e Museu da Confluência dos Rios, e “A Minha Casa é o Meu Jardim”, Arte urbana de Thierry Ferreira, no Parque Verde e no Museu do Vinho.
Na Biblioteca Municipal de Alcobaça (BMA), para os próximos meses, destaca-se a continuação do projeto “Poetas Vivos”.
A partir de abril, inicia-se uma atividade temática mensal, com o desafio “Uma Imagem | Quantas Palavras?”, com recurso à imagem e escrita originais dos participantes.
Na área das literacias digitais e no seguimento do projeto, a BMA trabalha a inclusão digital, tanto através de tutoriais online publicados semanalmente, como através de sessões presencias nas instalações.
Encontra-se a decorrer até ao dia 23 de abril (Dia Mundial do Livro) a atividade de escrita criativa “três pontinhos”, cujo resultado deste conto partilhado será divulgado no mesmo dia.
Segundo a autarquia, o Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro irá repor os espetáculos adiados devido à pandemia, estando o início da nova temporada previsto para 30 de abril, pelas 19h00, com o espetáculo de dança “Impulso” pela companhia Quorum Ballet, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho (Benedita).
O Festival Manobras no âmbito da Artemrede e a peça de teatro Casal da Treta, são também eventos que se destacam no cartaz. Ambos os espetáculos do Festival Novo Palco, igualmente adiados devido à pandemia, encontram-se em reagendamento.
Por ocasião das duas candidaturas comunitárias “Programa Cultural em Rede”, com datas e locais a definir, estão também programados diversos espetáculos: Rede Cultural Aljubarrota 1385 e Lugares do Património Mundial do Centro 2.0.
Toda a programação municipal, assim que concluída e detalhada, ficará disponível na agenda ARCA – Arte & Cultura em Alcobaça e nos diversos canais digitais.