O Município das Caldas da Rainha inaugurou, a 17 de abril, o totem que indica as distâncias das localidades com quem tem geminação.
Figueiró dos Vinhos, pela ligação a José Malhoa, Le Raincy, em França, pela relação dos portugueses e atividades culturais, Huambo, em Angola, pela convivência com os Amigos de Huambo, Poços de Caldas e Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil, por causa das relações termais com as Caldas da Rainha.
Constituído por cinco placas sinaléticas, o painel vertical mostra os nomes das cidades geminadas e respetivas bandeiras dos países associados.
Para o presidente da câmara “homenagear e reforçar os laços de amizade com as nossas geminações” é o principal objetivo desta ação.
O espaço adjacente ao Complexo Desportivo Municipal, na Avenida Dobrynine, foi o local escolhido para a colocação do totem, tendo em conta o enquadramento, o ambiente e a zona desportiva da cidade caldense.
“Quero dar um grande abraço aos povos e aos municípios com os quais estamos geminados, mantendo viva a chama e a relação de amizade, uma vez que não nos podemos deslocar para fazer iniciativas nesta altura”, sublinhou Tinta Ferreira, à RTVON.
Jorge Varela, presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, mostrou-se “muito feliz e orgulhoso” pelo local escolhido deste totem se apresentar no seu território, mas assume que a importância da localização sustenta uma visão global, “a cidade, a freguesia e sobretudo as comunidades das quais as Caldas tem uma relação especial de amizade”.
O autarca considera que as indicações que apresentam a que distância estão estas comunidades são muito importantes nos tempos que correm, de modo especial, num momento de pandemia.
“É bom percebemos que vivemos num mundo, com dimensão, espaço, e que apesar da distância conseguimos estar perto”, manifestou à RTVON, Jorge Varela, salientando que o universo “nos tem ensinado, pouco a pouco, a diminuir essas distâncias também através da tecnologia”.