O projeto “Peixe – Um Mar de Benefícios” desenvolvido pela equipa de nutrição do Município de Óbidos foi recentemente implementado nos Jardins de Infância.
A iniciativa tem como principal propósito “a sensibilização e consciencialização da população sobre o consumo de pescado”, e promoção junto das crianças para o seu consumo “de uma forma mais divertida”.
O jogo do peixe, no qual as crianças têm que “pescar” as perguntas, proporcionou no mês de Abril, uma aprendizagem ativa sobre o pescado aos alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.
No âmbito do programa Óbidos +Activo, pertencente ao pelouro Saúde e Bem-Estar, a autarquia explica que com a presente acção de sensibilização alimentar “houve uma resposta muito positiva por parte das crianças”.
Recorde-se que Portugal surge em primeiro lugar na União Europeia como consumidor de pescado, segundo um estudo realizado em 2018.
“A presença de pescado na rotina alimentar promove imensos benefícios para a saúde, como a prevenção das doenças cardiovasculares, a promoção da visão, da vitalidade do cabelo e da pele, e também o desenvolvimento cerebral, através da melhoria dos níveis de raciocínio, da memória e da concentração”, sublinha a câmara municipal de Óbidos, em comunicado.