Os restaurantes de Peniche, no distrito de Leiria, foram os primeiros do país a aderir à iniciativa de sensibilizar os clientes para os benefícios do consumo das espécies marítimas sustentáveis existentes na sua carta, foi hoje anunciado.
O projeto ‘Smart Fish – Restauração Sustentável’, coordenado pela ‘chef’ Patrícia Borges (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – Peniche, Politécnico de Leiria) visa promover a integração continuada de espécies piscatórias sustentáveis e/ou de baixo valor económico na carta dos restaurantes aderentes de Peniche.
A ação é complementada com uma formação de cozinha focada no desenvolvimento de novas receitas com estas espécies, para auxiliar e melhorar a oferta gastronómica, possibilitando o escoamento de forma regular do pescado da lota de Peniche.
No final do projeto vai ser atribuído aos restaurantes aderentes o selo identitário ‘Smart Fish’ – símbolo que comprova e atesta a integração destas práticas sustentáveis, bem como a garantia de qualidade na confeção das espécies.