A forte precipitação que se fez sentir durante a tarde de hoje provocou cheias e inundações em vários pontos da malha urbana das Caldas da Rainha.
Na Quinta da Cutileira foram registadas diversas ocorrências em garagens, tendo os bombeiros em pouco tempo conseguido esvaziar a zona alagada. Também no Largo da Rainha Dona Leonor verificou-se o mesmo cenário, a provocar congestionamento do trânsito no período de maior intensidade da chuva.
No concelho das Caldas da Rainha, registaram-se deslizamentos de terra nas freguesias de Alvorninha, Carvalhal Benfeito e Salir de Matos, disse o comandante da Proteção Civil Municipal, Gui Caldas, reportando ainda “o desmoronamento de um muro de contenção de terras na variante à cidade”.
De acordo com o mesmo responsável, “várias estradas ficaram inundadas, mas não houve necessidade de cortar o trânsito” e não há no concelho registo de vítimas.
“Foi uma situação de chuva atípica que causou ‘stresse’ dos sistemas de drenagem que não estão preparados para esta quantidade de água em tão curto período de tempo”, afirmou o responsável pela Proteção Civil no concelho onde a chuva gerou uma dúzia de pedidos de auxílio aos bombeiros.