A coligação “Caldas mais Rainha”, que integra o CDS-PP, o Movimento Partido da Terra, o Partido Popular Monárquico e o movimento Nós Cidadãos vai candidatar o empresário Paulo Pessoa de Carvalho à Câmara das Caldas da Rainha.
A candidatura foi apresentada hoje no Céu de Vidro, nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, como “um projeto ambicioso, agregador e ganhador”, que o presidente da concelhia do CDS-PP, João Gonçalves acredita ser o caminho para alcançar “uma votação histórica” no concelho liderado pelo PSD.
A coligação escolheu para cabeça de lista o empresário apostado em “projetar o concelho das Caldas da Rainha, a sua cidade, as suas freguesias, as organizações, empresas, instituições e residentes, para um patamar de excelência” do qual “nunca deveria ter saído”, afirmou Paulo Pessoa de Carvalho.
A coligação entende poder oferecer ao concelho “um caminho de futuro diferente, ouvindo e permitindo que a sociedade civil contribua para uma cidade mais sua, mais rica, mais atrativa, mais igualitária, mais apetecível, mais identitária”.
Na apresentação, que contou com a presença dos líderes dos quatro partidos, o cabeça de lista avançou os “vetores base” do projeto para os próximos quatro anos, ao longo dos quais, se for eleito, pretende focar-se em áreas como o turismo, o fortalecimento da indústria e na melhoria da Comunicação interna, de forma a “envolver os habitantes do concelho nas decisões de fundo”.
Já no plano externo o foco será “saber comunicar aquilo que é a cidade e o concelho para o exterior”, através de “uma nova a atraente forma de comunicação, quer na imagem, na atitude, na postura, na força das ideias, elementos essenciais para um concelho com maior pulmão, quer olhando para dentro, quer sendo visto de fora”, disse Pessoa de Carvalho.
Paulo Pessoa de Carvalho tem 61 anos, formação em gestão de empresas de um percurso profissional ligado à área do Marketing e Comunicação, seguros e mercado financeiro.
Foi responsável por organizações como o “Verão de São Martinho” e “Verão da Foz” e detém empresas na área da realização de eventos tauromáquicos, culturais e gastronómicos.
Na área da tauromaquia, Paulo Pessoa de Carvalho, que foi forcado no Grupo de Montemor-o-Novo entre 1984 e 2002, é presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), após ter liderado a direção até Julho de 2020, cargo que acumulou com a presidência da PROTOIRO – Federação Portuguesa de Tauromaquia.
Politicamente é militante do CDS-PP, tendo liderado a lista do partido no círculo eleitoral de Évora nas eleições legislativas de 2019, onde obteve 2.535 votos, equivalente a 3,42%.
Paulo Pessoa de Carvalho disputará a presidência da autarquia com o atual vereador socialista Luis Patacho, o atual presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, Vitor Marques, que concorre como independente e com o atual presidente, Fernando Tinta Ferreira, que se recandidata pelo PSD.
O executivo municipal das Caldas da Rainha é constituído por cinco eleitos do PSD e dois do PS.
O concelho é liderado pelo PSD desde 1976, com exceção para o mandato de 1982 a 1985 em que governou um executivo do CDS.