O presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, foi segunda-feira encontrado morto em casa, em circunstâncias ainda não esclarecidas pelas autoridades. No Turcifal, a notícia apanhou todos de surpresa, sobretudo quem o conhecia de perto.
Eleito pelo Partido Socialista, o autarca, de 53 anos, foi encontrado morto numa cama na sua residência, na principal rua do Turcifal, com ferimentos de arma branca no pescoço, disse fonte da GNR, adiantando que foi encontrada também uma faca junto ao corpo.
Os bombeiros foram alertados às 15h25, mas ao chegarem ao local depararam-se com Carlos Bernardes em paragem cardiorrespiratória, ferido e ensanguentado.
A GNR, que numa primeira fase fez deslocar para o terreno elementos do Núcleo de Investigação Criminal, pediu depois a intervenção da Polícia Judiciária e durante toda a tarde elementos da Brigada de Investigação de Homicídios da Diretoria de Lisboa estiveram na habitação procurando reconstituir os últimos momentos da vida do autarca e eventuais indícios de crime no local.
No exterior foram inicialmente visíveis movimentações de pessoas próximas do edil, mas pouco depois apenas alguns populares se mantiveram nas ruas adjacentes, incrédulos com a morte do autarca, mas sem querer prestar declarações.
A morte de Carlos Bernardes deixou consternada a população do Turcifal, freguesia onde começou a sua atividade autárquica, como secretário da Junta de Freguesia, entre 1989 e 1997. Atualmente era ali que vivia com a mulher, numa moradia contígua às residências do seu filho e dos pais.
Já passava das 20h30, mais de cinco horas passadas sobre o momento em que foi encontrado sem vida, quando o corpo do autarca foi retirado da habitação e levantado o perímetro de segurança instalado pela GNR para preservação de área sob investigação.
Carlos Bernardes era presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras desde 01 de dezembro de 2015.
Em março, a comissão política de Torres Vedras do PS aprovou a recandidatura de Carlos Bernardes à presidência do município, nas autárquicas deste ano.