As obras de reabilitação do Palácio do Gorjão já arrancaram e deverão estar concluídas nos próximos 18 meses.
O início das obras foi assinalado no dia 7 de abril com a visita às instalações do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, acompanhado do vice-presidente da autarquia, Nuno Vicente, os técnicos da empresa responsável pela obra, o arquiteto que executou o projeto, bem como as técnicas da autarquia.
O presidente do município mostrou-se satisfeito com a concretização deste projeto: “tendo em conta o valor histórico-cultural deste edifício do século XVII, mas também as melhorias que irão ser introduzidas ao nível das condições de acesso a este equipamento, convertido, na década 90, em Museu Municipal”.
As obras de reabilitação do edifico do Palácio Gorjão irá centrar-se na resolução das patologias decorrentes das intervenções estruturais realizadas ao longo dos anos, mas também na modernização e na garantia de acessibilidade integrada dos espaços e serviços, nomeadamente com a colocação de um elevador que fará a ligação entre os vários pisos, refere a Câmara do Bombarral em comunicado.
O projeto contempla ainda uma intervenção no espaço da Biblioteca Municipal, onde será criada uma sala infantil e um pátio lúdico, para além da ampliação das zonas de leitura geral e de informática e da criação de um espaço para a instalação de uma fonoteca/mediateca.
Também o Anfiteatro Municipal será alvo de intervenção, a qual consiste no incremento da lotação e na criação de condições de maior conforto e acessibilidade.
O Palácio Gorjão é um edifício que data do século XVII e está classificado como imóvel de interesse público desde 1996, de acordo com o site da Direção-Geral do Património Cultural.
A obra de reabilitação do edificado, conta com um valor de investimento superior a 1 milhão e 800 mil euros, cofinanciado pelo FEDER em cerca de 960 mil euros.