A cidade das Caldas da Rainha assinalou hoje o dia do município, com os caldenses e a população a participarem, ainda que de forma condicionada, nas iniciativas das comemorações, abrilhantadas pela presença do Secretário de Estado adjunto e da saúde, Lacerda Sales.
“É um dia de grande felicidade para as Caldas da Rainha. Este ano, embora não podendo ter o grande público a acompanhar-nos, não deixámos de assinalar condignamente o dia da cidade, ocasião tão significativa para os caldenses”, disse à RTVON, o presidente da câmara Tinta Ferreira.
As comemorações contaram, da parte da manhã, com a cerimónia de atribuição de medalhas no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, que funcionou como espetáculo num espaço fechado com o devido distanciamento social.
“A pandemia que nos assolou limita a nossa liberdade. O mundo mudou de um dia para o outro, e nós tivemos de mudar também para dar resposta aos grandes desafios pessoais, sociais e económicos com que estamos a ser confrontados”, sustentou o edil caldense, durante o momento que galardoou individualidades e grupos do concelho.
Segundo Tinta Ferreira, “minimizar o contágio e propagação da Covid-19, e gerir a curva de evolução da doença”, tornou-se na principal prioridade, obrigando à suspensão de atividades económicas, empresas, do trabalho, atendimentos presenciais dos serviços públicos, encerramentos de edifícios, equipamentos, entre outras medidas.
A tradicional Homenagem à Rainha Dona Leonor permitiu ser mais participada, do que no ano passado que ficou limitada a seis pessoas. “Este é um sinal que conseguimos evoluir para uma situação de termos um maior número de entidades e autoridades, na presença de um elemento de membro do governo, que também não tínhamos no ano anterior”, apontou o autarca à RTVON.
A ocasião contou ainda com a assinatura do auto de consignação a permitir a requalificação do Parque Infantil do Parque D. Carlos I, e a reabertura da atividade termal do Hospital Termal das Caldas da Rainha, com as inalações e os outros tratamentos das doenças respiratórias.
O momento alto das comemorações consistiu na inauguração da Unidade de Saúde Familiar de Santo Onofre.
“Esta extraordinária obra, vai permitir servir mais de 15 mil utentes de cuidados de saúde primárias, o que para nós é obviamente muito relevante e muito importante, e reforça a nossa capacidade de prestar com os cuidados de saúde, toda a população num conceito tão atrativo como é o das Caldas da Rainha”, sublinhou o responsável na entrevista.