A inauguração da nova sede do Agrupamento 753 de Óbidos do Corpo Nacional de Escutas (CNE), marcada para o próximo sábado, será presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Humberto Marques.
O espaço de apoio à juventude, situado na antiga escola primária de Trás do Outeiro, que foi alvo de processo de requalificação e ampliação por parte dos escuteiros, receberá também, neste dia, a benção de D. Daniel Henriques, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa.
Esta cerimónia marca o início das comemorações do cinquentenário do escutismo em Óbidos, cuja efeméride, no mês de Julho, será assinalada com a presença do Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente.
Em comunicado enviado à RTVON, a direção do Agrupamento 753 de Óbidos do CNE destaca que a inauguração da nova casa contará ainda com uma exposição com elementos históricos dos 50 anos de atividade escutista em Óbidos.
No final da inauguração será feita visita à sede, em sucessivos pequenos grupos, cumprindo o distanciamento social e o uso de máscara respiratória, face às regras de prevenção da Covid-19.
Segundo a organização escutista, para além da tarde de sábado, haverá períodos de “portas abertas” da sede também no dia seguinte e noutros fins de semana, para os atuais e antigos escuteiros e outras pessoas interessadas.
Os Escuteiros de Óbidos solicitam aos antigos escuteiros a cedência de fotos e documentação para o espólio, de modo a enriquecer o arquivo histórico do escutismo obidense.
“O conhecimento do Escutismo em Óbidos integrado na comunidade, e o envolvimento dos atuais e antigos escuteiros, olhando o passado, com foco no futuro”, são para os dirigentes do Agrupamento 753, os eixos estratégicos das comemorações do cinquentenário.