O III Encontro de Delegados de Proteção Civil colocou recentemente à prova escuteiros de vinte agrupamentos do Núcleo do Oeste.
A ação realizada no Centro Escutista do Oeste, em Salir do Porto, nas Caldas da Rainha, sob o tema “Into the Wild”, levou os delegados a “mergulhar num imaginário de descoberta e aprofundamento dos seus conhecimentos”.
Em nota publicada no Facebook do Núcleo do Oeste, a organização explica que “os desafios enfrentados como delegados da proteção civil” e o modo como estabelecer “relações mais próximas com as autoridades de proteção civil da zona”, foram assuntos abordados numa tertúlia com o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Peniche, José Rodrigues.
Na atividade houve ainda espaço para algumas formações sobre primeiros socorros psicológicos, segurança em campo, comunicações em Proteção Civil e primeiros socorros em campo. As ações contaram respetivamente com a moderação da psicóloga Joana Duarte, do dirigente Raúl Gonçalves – Chefe do Departamento PCS Região de Lisboa, de Carlos Alves, formador da Escola Nacional de Bombeiros, e Manuel Cravide do Corpo de Bombeiros de Óbidos.
Segundo o Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas, os delegados, durante a noite, participaram num simulacro.
“Foi sem dúvida uma atividade marcada pela aprendizagem e partilha de experiências dos diversos agrupamentos onde reencontro foi a palavra-chave”, sublinha a mesma fonte no documento.