O cavaleiro Rui Lanternas, montando em Alcantava, obteve no sábado a melhor classificação portuguesa de sempre em mundiais de resistência equestre, ao ser quinto no campeonato de raides de 2021, que decorreu em Pisa, Itália.
De acordo com comunicação da Federação Equestre Portuguesa, além de Rui Lanternas, João Maria Moura, que se apresentou com Gaiato, também conseguiu concluir o trajeto, tendo sido 22.º, numa prova em que participaram 74 conjuntos e terminaram apenas 26.
A restante equipa portuguesa não conseguiu terminar a prova de resistência, cujos 160 quilómetros estavam divididos em seis etapas. Leonor Moreira Alves e Almeida foi desclassificada na penúltima etapa quando, numa reinspecção veterinária, Tejo du Cambou se apresentou a claudicar da mão esquerda. Pedro Godinho, com Montalban Endurance, também foi desclassificado, igualmente devido a problemas com a sua montada.

A seleção nacional apresentou Vasco Avó como chefe de equipa, que integrou ainda o veterinário João Pedro Candeias.
De acordo com a comunicação da Federação Equestre, foi o segundo melhor resultado europeu, o que, segundo os seus responsáveis, deixa boas expetativas para o europeu, agendado para setembro, em Ermelo, na Holanda.