Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria alertaram hoje o Governo para a necessidade de repor valências e médicos de família na Unidade de Saúde de Rostos, nas Caldas da Rainha.
Numa pergunta dirigida à ministra da Saúde, Marta Temido, os deputados social-democratas afirmam que a Unidade de Saúde de Rostos, na freguesia de Landal, no concelho das Caldas da Rainha, distrito de Leiria, “se encontra a funcionar com falta de valências e de médicos de família”.
A situação, que se tem agravado nos últimos anos, motivou uma visita à unidade de saúde, que “tem vindo a perder várias valências como as consultas de diabetes, de hipertensão de saúde infantil e de planeamento e saúde familiar”, explicam os deputados.
A perda de valências, acrescentam, “obriga a deslocações a outras unidades de saúde, nomeadamente à sede de concelho”, situada a mais de 20 quilómetros daquela localidade, afetando, sobretudo, “os mais vulneráveis e os que têm dificuldades de mobilidade”.
Na pergunta, os social-democratas dão ainda nota da falta de e médicos de família e “de relatos de vários utentes a quem não será eventualmente aceite a inscrição” naquela unidade de saúde, situação que consideram “incompreensível que se mantenha”.
Assim, querem saber se a ministra irá diligenciar para que sejam repostas as valências perdidas naquela unidade de saúde, se vão ser contratados médicos de família e se vai ser corrigido o impedimento de inscrição de utentes.
Na sua página na internet, a Junta de Freguesia do Landal, onde se localiza a localidade de Rostos, informa que a unidade de saúde esteve encerrada no dia 13 de maio, devido à deslocação da médica para o Centro de Vacinação covid-19, mas ressalva, no entanto, que se mantém o habitual atendimento aos utentes às terças-feiras e quintas-feiras de tarde.
A Unidade de Saúde de Rostos é um dos polos do Centro de Saúde das Caldas da Rainha, que integra, juntamente com os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Nazaré, Óbidos e Peniche, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte.