O Município de Óbidos apresentou recentemente o projeto de sensibilização e intervenção ambiental, denominado “Preservação e Valorização dos Ecossistemas Aquáticos de Óbidos”.
Esta ação inserida nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, contou com a parcerias de Águas do Tejo Atlântico e ISPA, no âmbito do projeto “Peixes Nativos”.
As atividades decorridas nos dias 4 e 5 de junho, incluíram um seminário com diversas comunicações online, a inauguração de exposição alusiva à ictiofauna nativa dos rios da região Oeste, a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos e docente de turma do Complexo Escolar do Alvito, e visitas aos itinerários ambientais.
Em comunicado enviado hoje, a autarquia obidense sublinha que um dos momentos altos da iniciativa focou-se nas saídas de campo, que permitiram aos participantes ficar a conhecer não só alguns dos percursos da “Rede Municipal de Percursos Pedestres de Óbidos” ligados a ecossistemas aquáticos, como também a biodiversidade da região, nomeadamente através de uma sessão prática, com amostragem através de pesca elétrica, junto à Barragem do rio Arnóia.
Uma caminhada junto à Lagoa de Óbidos para a observação da avifauna aquática e da vegetação existente, com o apoio da Associação PATO e da junta de freguesia local, terminou o evento.
“Foram dois dias intensos que contaram com a presença de meia centena de participantes, na sua maioria munícipes, que ficaram a conhecer a história e a biodiversidade dos rios do seu concelho e da lagoa de Óbidos”, afirmou a vereadora Margarida Reis.
“Este seminário fortalece e incentiva a novas práticas de âmbito ambiental”, sustentou a responsável pela iniciativa.