A União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, assinala o dia do seu padroeiro, a 12 de junho, com a apresentação do livro “Rostos da União”.
A historiadora Joana Tornada e o fotógrafo Carlos Barroso, são os autores que dão vida à obra literária.
O estudo, a seleção e a apresentação das figuras escolhidas foram tarefas elaboradas neste trabalho, que conta com a colaboração da associação Património Histórico – Grupo de Estudos.
Em comunicado enviado, a autarquia explica que o livro visa uma homenagem aos rostos dos que identificam a União de Freguesias como “um território comum”, pretendendo “ajudar a desenvolver uma autoestima comunitária” de todos os fregueses.
O livro integra também notas históricas sobre as localidades de Santo Onofre e de Serra do Bouro, indicando os marcos arquitetónicos como a Igreja Matriz da Serra do Bouro, o antigo Balneário das Águas Santas ou o Matadouro Municipal, e memórias do então Bairro Além da Ponte e dos naufrágios na costa.
O lançamento decorre às 21h00, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.
Para o presidente da União de Freguesias a concretização deste livro é “um passo gigante na caminhada que esta comunidade vem fazendo na sua própria construção identitária”.
Numa breve alusão à obra, Jorge Varela valoriza as infraestruturas, cujas freguesias são compostas por “uma comunidade de gente solidária e empreendedora”.
Convicto de que o território que representa faz parte integrante e indissociável da cidade e do concelho caldense, o autarca lembra ainda “o passado de zona periférica do centro urbano, em que uma parte significativa da população tinha baixos rendimentos”.
Por ocasião das comemorações do Dia de Santo Onofre, a União de Freguesias anuncia que vai também voltar a dinamizar as visitas à sua sede, dos alunos das turmas do 4º ano do 1º Ciclo das escolas que estão na sua área geográfica.
“É uma forma destas crianças saberem mais sobre a gestão do que é público”, sublinha Jorge Varela, presidente da União.