A nova Força de Sapadores Bombeiros Florestais do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) iniciou a sua formação técnica na Lousã, foi hoje divulgado.
A formação é desenvolvida no Centro de Operações e Técnicas Florestais, em parceria com a Escola Nacional de Bombeiros.
“O objetivo desta ação é formar os elementos que irão constituir a Força de Sapadores Bombeiros Florestais, criada em 2019, para prevenção e defesa dos espaços florestais”, revelou o ICNF.
A formação é composta por várias unidades curta duração nas áreas de Segurança e saúde no trabalho do sapador florestal, Equipamentos e veículos de sapadores florestais, Extinção de incêndios rurais, Vigilância e primeira intervenção em incêndios rurais, Medições florestais, Podas, Desbastes, Proteção contra agentes bióticos nocivos, Recuperação de áreas ardidas e Reabilitação de povoamentos e habitats naturais, num total de 975 horas.
O concurso de ingresso para preenchimento de 100 postos de trabalho da categoria de sapador bombeiro florestal foi aberto pelo ICNF em Julho de 2020 e dos 176 concorrentes apenas 46 completaram com êxito as provas de admissão.
A receção aos formandos contou com a presença do vogal da ENB, António Simões, do 2º Comandante da Força de Sapadores Bombeiros Florestais, José Motaco, e do Diretor Regional Adjunto para a Gestão de Fogos Rurais do Centro, Elmano Silva.