O tenente-coronel Adérito Santos, de 51 anos e natural da Lourinhã, tomou posse nesta terça-feira, dia 14 de dezembro, como novo comandante do Comandante do Comando Territorial de Leiria.
A cerimónia de tomada de posse foi presidida pelo Comandante Operacional da Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Santos Correia e teve lugar nas instalações do Comando da Unidade.
Licenciado e mestre em Ciências Militares, na especialidade de Segurança, pela Academia Militar, Adérito Santos é também pós-graduado em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade Nova, e pós-graduado em Estudo da Paz e da Guerra pela Universidade Autónoma de Lisboa, e pós-graduado em Criminologia pela Universidade Lusófona.
O militar ingressou no quadro permanente da GNR em 1993 e desde então desempenhou diversas funções, nomeadamente comandante de pelotão do Regimento de Cavalaria, oficial de operações e de transmissões no Regimento de Infantaria, comandante do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, chefe da Secção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente do Comando Territorial de Leiria, oficial de Operações e de Programas Especiais do Comando Territorial de Leiria, chefe da Secção de Recursos Financeiros da Unidade de Controlo Costeiro e 2.º Comandante da Unidade de Ação Fiscal.
Na folha de serviço de Adérito Santos constam igualmente vários louvores e condecorações.
O Comando Territorial de Leiria da GNR tem sede na cidade de Leiria e é responsável pelo cumprimento da missão da instituição neste distrito.
O Comando conta com um Destacamento de Intervenção, um Destacamento de Trânsito e ainda de três destacamentos territoriais (Caldas da Rainha, Leiria e Pombal), dispondo cada um deles de vários Postos Territoriais, num total de 24.