Quatro comissões constituídas por deliberação da Assembleia Municipal de Torres Vedras tomaram posse numa sessão que teve lugar no dia 15 de dezembro, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.
São elas a comissão eventual de acompanhamento do PDM (Plano Diretor Municipal) e as comissões permanentes de Economia e Demografia, de Saúde e de Sustentabilidade, Mobilidade, Território e Ambiente.
A dar posse a essas comissões esteve o presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras, José Correia, que enalteceu, na ocasião, o empenho subjacente à criação das mesmas, as quais, segundo as suas palavras, realizarão trabalho em prol do território e dos munícipes em paralelo com o dos serviços municipais. A comissão eventual de acompanhamento do PDM foi a primeira a tomar posse. Segundo o seu presidente, José Vale Paulos, o trabalho da mesma passará por inteirar-se da nova proposta de revisão do PDM de Torres Vedras, cuja elaboração já está em fase final, bem como dos pareceres que diversas entidades emitem relativamente a essa proposta. No final da sua atividade, esta comissão elaborará um relatório em que transmitirá o seu parecer em relação à referida proposta. Integram também a comissão eventual da Assembleia Municipal de Torres Vedras para acompanhamento do PDM os seguintes membros deste órgão municipal: Sérgio Simões, António Ferreira dos Anjos, Ana Teresa Santos, Francisco Corvelo, Renato Monteiro, Pedro Castelo e Carlos Filipe.
A comissão permanente de Economia e Demografia, que é presidida pelo presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras, foi a que seguidamente tomou posse. Caracterizar as atividades económicas de referência do concelho de Torres Vedras, relacionando essa caracterização com a população do mesmo, será o eixo central do trabalho desta comissão, nas palavras de José Correia, que acrescentou na sua intervenção que as questões socioeconómicas são atualmente as que apresentam, num contexto mundial, maior dificuldade de resolução. Fazem também parte da comissão permanente de Economia e Demografia da Assembleia Municipal de Torres Vedras os seguintes membros deste órgão municipal: António Carneiro, António Ferreira dos Anjos, Rui Estrela da Silva, Francisco Corvelo, Renato Monteiro, Pedro Castelo e Carlos Filipe.
A comissão permanente de Saúde foi a terceira a tomar posse, sendo a mesma presidida por Rui Prudêncio que, na sua intervenção, aproveitou para elogiar o trabalho profícuo que é por norma realizado nas comissões, quer municipais quer parlamentares. Segundo as palavras de Rui Prudêncio, é vasto o trabalho da comissão a que preside, havendo na área da saúde, no concelho de Torres Vedras, lacunas e aspetos a melhorar e outros a preservar. Da comissão permanente de Saúde da Assembleia Municipal de Torres Vedras fazem também parte a presidente da Associação de Farmácias de Portugal, Maria Helena Pacheco, bem como os seguintes membros da Assembleia Municipal de Torres Vedras: Susana Neves, Luís Carlos Sousa Lopes, Jorge Santos, Francisco Corvelo, Renato Monteiro, Pedro Castelo e Carlos Filipe.
A comissão permanente de Sustentabilidade, Mobilidade, Território e Ambiente da Assembleia Municipal de Torres Vedras, a qual é presidida por Celso Carvalho, foi a última a tomar posse. A mesma abordará, nas palavras de Celso Carvalho, um conjunto de temáticas sensíveis, sendo desígnio dessa comissão procurar soluções para a melhoria da qualidade de vida dos torrienses. Integram também a comissão permanente de Sustentabilidade, Mobilidade, Território e Ambiente da Assembleia Municipal de Torres Vedras os seguintes membros deste órgão municipal: David Lopes, António Bastos, Ana Teresa Santos, Francisco Corvelo, Renato Monteiro, Pedro Castelo e Carlos Filipe.
De referir que as três comissões permanentes da Assembleia Municipal de Torres Vedras devem apresentar um relatório anual da sua atividade.
Na sessão de tomada de posse das comissões constituídas por deliberação da Assembleia Municipal de Torres Vedras usaram também da palavra membros deste órgão municipal em representação de forças políticas presentes no mesmo, bem como a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. Na sua intervenção, Laura Rodrigues referiu que o âmbito dessas comissões relaciona-se com os pilares basilares do trabalho de gestão que deve ser realizado em qualquer território, tendo assegurado que encontrar-se-á a melhor forma de comunicar a atividade das mesmas aos munícipes.