O orçamento municipal de Vila Franca de Xira para 2022, no valor de 89 milhões de euros, tem como prioridades a área do Ambiente, da Educação e Reabilitação Urbana, disse hoje o presidente da autarquia.
Tanto o orçamento como as Grandes Opções do Plano (2022/2026) de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, já foram aprovados pela Assembleia Municipal e contemplam um aumento de 16,63% em relação a 2021.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, sublinhou tratar-se de “um orçamento pautado pela prudência e consistência, desenhando num quadro de incerteza pandémica e governativa”.
“O orçamento deste ano acende a quase 90 milhões de euros e quase 30% são destinados diretamente a investimento. Nós temos muita expectativa de conseguir, ainda durante o decorrer deste ano, ir buscar mais verbas quer ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) quer ao Portugal 2020, tendo em conta a quantidade de investimentos que temos vindo a realizar”, apontou.
O autarca enumerou sete grandes prioridades para 2022, começando por destacar a área do Ambiente, para a qual deu exemplos de investimentos na requalificação da zona ribeirinha (zona de Alverca do Ribatejo), melhoria energética da habitação municipal, a requalificação do jardim Álvaro Vidal e o estabelecimento de parcerias com as empresas para as tornar “mais amigas do ambiente”.
Na área da Educação, o autarca destacou a concretização de intervenções em equipamentos escolares, nomeadamente na Escola Básica n.º1 Álvaro Guerra (Vila Franca de Xira), na Escola Básica n.º1 do Cabo (Vialonga) e na Escola Básica n.º2 de Alhandra, no valor de cerca de quatro milhões de euros.
Já na área da requalificação urbana, o orçamento prevê obras de recuperação do espaço público nas Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGIS) e a conclusão das intervenções na urbanização da Malvarosa (Alverca do Ribatejo).
Outra das áreas prioritárias do orçamento municipal de Vila Franca de Xira é a Saúde, Solidariedade e Associativismo, Cultura e Incentivo ao Investimento.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira refere que, no âmbito das ações que ultrapassam as competências municipais, “irá continuar a exigir à administração central a requalificação da Escola Básica 2,3 de Vialonga e a reparação e conservação do Mouchão da Póvoa”.
O executivo de Vila Franca de Xira é composto por cinco eleitos do PS (incluindo o presidente), três da CDU, dois da Coligação Nova Geração (PSD/CDS-PP/MPT/PPM) e um do Chega.