Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) atenderam, no ano de 2021, 1.371.675 chamadas que originaram o acionamento de 1.266.412 meios de emergência médica, segundo um balanço hoje divulgado.
De acordo com os dados revelados em média, foram atendidas 3.758 chamadas por dia, cerca de 156 chamadas por hora. Um aumento de mais 62.918 chamadas em relação a 2020.
Os números do INEM correspondem a pedidos de ajuda efetuados via 112 para assistência a vítimas de acidente ou doença súbita, pedidos de triagem por parte dos parceiros no SIEM e chamadas transferidas diretamente pelo Centro de Contacto do SNS (SNS 24).
Comparativamente a 2020, foram acionados mais 94.534 meios de emergência..
O INEM indica também que o atendimento destas chamadas levaram ao acionamento de 1.266.412 meios de emergência médica, entre as diversas tipologias de ambulâncias existentes, motociclos de emergência médica, viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) e helicópteros, de acordo com a gravidade aferida a cada chamada recebida e triada nos CODU.
No âmbito da pandemia, o INEM acionou 155.415 meios de emergência para situações diretamente relacionadas com a infeção pelo SARS-CoV-2, mais 12.736 do que em 2020.
As chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência – 112 são atendidas em primeira linha nos Centros Operacionais 112, geridos pelas Forças de Segurança. O 112 encaminha para os CODU do INEM todas as situações que digam respeito a saúde, competindo a esta central médica do INEM avaliar todos os pedidos recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada ocorrência.
O funcionamento dos CODU é assegurado, 24 horas por dia, por equipas de profissionais qualificados, médicos, técnicos de emergência pré-hospitalar e psicólogos com formação específica para efetuar o atendimento, triagem, aconselhamento, seleção e envio de meios de emergência.
O INEM recorda que “a colaboração de todos os cidadãos é fundamental para um correto funcionamento dos CODU” e aconselha, em caso de acidente ou doença súbita, que ao ligar para o 112 o cidadão informe, de forma clara e simples, qual a sua localização exata, o número de telefone do qual está a ligar, o tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.), a idade aparente e sexo das pessoas a necessitar de ajuda e as principais queixas e as alterações que observa.
“As perguntas efetuadas pelos profissionais dos CODU são muito importantes para a atuação do INEM, pois visam determinar qual o tipo emergência e os meios de socorro mais adequados para dar resposta à situação em questão. Deste modo, facultar toda a informação que seja solicitada vai permitir uma assistência mais eficaz”, esclarece.
O INEM apela para o uso dos meios de emergência médica pré-hospitalar “apenas em situações de emergência, ou seja, situações onde exista perigo de vida iminente”.