Alenquer está entre os concelhos da região Oeste que menos contribui para as metas nacionais da reciclagem, enquanto está abaixo da média regional de produção de resíduos, alertou hoje a associação ambiental Alambi.
“Alenquer está entre os municípios que menos contribuem para que o país atinja as metas com que está comprometido” para a reciclagem, 50% até 2020 (foram atingidos 38%), 55% dos resíduos para reciclagem até 2025 e 60% até 2030, referiu a Alambi em comunicado.
Este concelho está “sistematicamente no fim da tabela dos 14 municípios que compõem o subsistema da antiga empresa municipal Resioeste”, extinto e integrado na Valorsul.
Este subsistema “devia ter atingido em 2020 os 51 quilogramas/habitante/ano de resíduos reciclados e ficou nos 49 kg”, lê-se no comunicado.
Segundo a associação ambientalista de Alenquer, a média dos 14 municípios da região Oeste foi de 55 kg/habitante/ano, enquanto a de Alenquer ficou nos 40 kg, na 13º posição e apenas à frente da Azambuja, com uma produção de 36 kg.
“Promover a recolha seletiva não é um custo, mas um investimento”, advertiu a Alambi, ao explicar que, enquanto o lixo indiferenciado, aquele que é colocado no contentor comum, tem custos de recolha e de deposição em aterro, ou de incineração, que no caso de Alenquer são de 56 euros anuais para cada família, o lixo depositado nos ecopontos não tem custos de recolha nem de deposição”.
No que respeita à meta nacional para a redução da produção de resíduos, de acordo com a Alambi, o país teve uma produção anual de 513 kg para 2020, acima da meta de 410kg/habitante/ano.
A região Oeste registou um desvio de 39,5% acima da meta nacional, enquanto em Alenquer foi de 28,9% a mais, registando por isso uma produção de resíduos inferior à média regional e nacional.
A Alambi chamou também a atenção para o facto de 55% dos resíduos verdes integrarem os resíduos sólidos urbanos, quando “devem ser objeto de valorização orgânica, nomeadamente a transformação em composto, de modo a diminuir a deposição [de resíduos] em aterro para 35% do total de resíduos biodegradáveis”.
Segundo a associação, 53% dos resíduos foram para aterro em 2020.
O subsistema da antiga Resioeste é composto pelos 12 municípios da região Oeste – Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, do distrito de Leiria, por Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, do distrito de Lisboa – e ainda pelos de Azambuja, também do distrito de Lisboa, e Rio Maior, distrito de Santarém.