A Câmara Municipal de Alenquer investiu cerca de 200 mil euros na colocação e requalificação de ilhas ecológicas nos principais agregados urbanos do concelho.
“Os novos ecopontos serão dotados de tecnologias mais modernas, colmatando problemas identificados nos atuais equipamentos, nomeadamente fugas e depósito inadequado de resíduos”, refere a autarquia em comunicado.
“Em Alenquer, a solução passou pela requalificação das ilhas ecológicas já existentes, num investimento aproximado de 70 mil euros”, acrescenta o município.
A requalificação compreende a total substituição dos atuais equipamentos em locais estratégicos, como é o caso das Ruas Orlando Jorge Pereira, Rua António Augusto Nascimento, Rua Doutor António Lopes Marcelo, Rua Eduardo Henriques.
Os trabalhos tiveram início a 4 de fevereiro e têm um prazo estimado de 15 dias.
A partir de 28 de fevereiro, as intervenções terão lugar no Carregado, mais concretamente na Barrada, onde a recolha de resíduos “será melhorada de forma muito substancial”, através da colocação de “14 novos contentores enterrados, num investimento a rondar os 120 mil euros”, informa o município de Alenquer.
O denso agregado urbano existente no local e a consequente concentração dos habituais contentores RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) obrigou a pensar numa estratégia mais abrangente.
“Além de acrescentar novas soluções para recolha de resíduos, indiferenciados ou para reciclagem, estes novos ecopontos enterrados vão permitir retirar os habituais RSU da via pública e ganhar alguns lugares de estacionamento na Barrada”, explicou Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro do Ambiente.
Por ser um tema cada vez mais premente, a gestão de resíduos urbanos é encarada pela autarquia como uma prioridade, colocando ao dispor dos munícipes todos os equipamentos necessários para uma maior eficiência do processo.
“Temos consciência de que podíamos reciclar mais no concelho, mas também sabemos a melhoria substancial que também tivemos ao longo dos últimos tempos. O mais importante é realmente a sensibilização da população para a importância da reciclagem. De resto, tem sido feito um investimento para colocar os equipamentos ao serviço dos munícipes”, acrescentou o vereador, que esteve presente no arranque dos trabalhos, nas Paredes, Alenquer.
As intervenções e as novas ilhas ecológicas estarão concluídas até meados de março.