Costa vai conseguir cumprir o Orçamento de Estado de 2022 que tão orgulhosamente exibiu no debate com os demais candidatos. É evidente que não. E Porquê?
- Ainda que no quadro de um PRR, que pelo menos nesta fase inicial, não é mais que um resgate encapotado aos Orçamentos de Estado de Portugal, pois dos 3,829 milhões de euros já aprovados, 99% destina-se ao setor público, e apenas 1% às famílias, setor social e empresas. Não fora este “resgate” e o défice orçamental ficaria além dos 3% do PIB, quando todos sabemos que a UE já está a pedir défice muito controlado, leia-se próximo de zero, para 2023. Para diante, vai haver simultaneamente contenção, ou a manutenção dos desequilíbrios na distribuição do PRR por setores.
- Por outro lado, o cenário macroeconómico está francamente desatualizado. A pressão inflacionista, o aumento previsível das taxas de juro, e o aumento do preço do petróleo, por si só, são fatores que chegam e sobejam para colocar em causa as outras variáveis macroeconómicas, e até, por consequência, a projeção de outputs centrais como por exemplo a variação do PIB. E, portanto, aqui vai ter de se fazer uma revisão.
- O Orçamento, tal como foi apresentado, tem uma base claramente expansionista. Aposta num modelo de crescimento da procura interna, procurando incrementar mais consumo interno, o que pode, no limite reforçar ainda mais a inflação, e pior ainda, aumentar o desequilíbrio externo das nossas contas. Ou este modelo vai ser largamente mitigado, ou até parcialmente esquecido. Com uma dívida pública que ultrapassa os 130% do PIB, e com a maior dificuldade de financiamento da República nos mercados, deixar deslizar o desequilíbrio das contas externas, poderá configurar dificuldades acrescidas para que o país se mantenha à tona.
- O mais incrível é que estes fatores estavam identificados e conhecidos, já no 4º trimestre de 2021, pelo menos. Foram ignorados, ou foi conveniente ignorá-los. Tanto que nem foram tema central da recente campanha para as legislativas.
- Cá estaremos para ver que Orçamento será apresentado para 2022.