O Mercado Municipal de Alenquer está a ser alvo de uma intervenção de fundo, bem como a zona envolvente.
A requalificação promete tornar o espaço mais acolhedor para comerciantes e clientes, aumentando de forma considerável as condições de segurança e salubridade do edifício, que data de 1949.
Durante o período em que decorrem as obras, cujo prazo estimado é de seis meses, o espaço foi deslocado para uma tenda gigante, adquirida pelo município, a poucos metros do antigo local.
A infraestrutura, instalada no Parque da Paróquia, em pleno coração da vila alenquerense, foi pensada e equipada para permitir a todos os agentes económicos manter a sua atividade em pleno até ao término das obras.
No último sábado, 12 de fevereiro, o “novo” mercado municipal já registou a típica afluência de fim de semana e as reações foram bastante positivas, tanto da parte dos comerciantes, como dos clientes.
Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, fez uma visita às instalações, na companhia de Tiago Pedro, vereador responsável pelas Obras Públicas.
A visita teve como propósito auscultar as opiniões dos comerciantes e manifestar a disponibilidade da autarquia no acompanhamento de cada caso, sobretudo durante o período em que decorrem as obras no futuro mercado.


“Era uma obra há muito esperada, porque o edifício antigo já não tinha condições, tanto para comerciantes, como para clientes. Com a requalificação daquele espaço, tivemos de desmobilizar as pessoas para um novo espaço, que me parece digno e acolhedor. Percebo a resistência à mudança, sobretudo numa fase inicial, mas as pessoas estão a aderir muito bem. Pelos relatos dos comerciantes percebe-se que, apesar das dúvidas iniciais, estão agora mais satisfeitos e a deslocação trouxe mais clientes do que os habituais. Tudo corre bem e assim seguirá, até nova mudança para o edifício original, já requalificado”, referiu o presidente.
Ainda que provisório, o Mercado Municipal de Alenquer mantém a proximidade de sempre e funciona com o mesmo horário, de segunda-feira a sábado. Às segundas e quartas-feiras, das 7h às 18h, às terças e quintas-feiras, das 6h30 às 18h, e às sextas-feiras e sábados, das 6h ás 18h.
Importa lembrar que, em paralelo, decorre também a requalificação da zona envolvente ao Mercado Municipal, que promete dar nova vida a uma das zonas mais nevrálgicas da vila, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos munícipes e de todos os que visitam Alenquer.
A requalificação do Mercado Municipal e da zona envolvente faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Alenquer e tem um valor total estimado em cerca de 2 milhões de euros, com financiamento pelo FEDER, no âmbito do programa Centro2020.