Pela primeira vez, o maior e mais importante concurso internacional de vinhos da casta Sauvignon irá decorrer em Portugal, nos dias 18 e 19 de março.
A 12ª edição do concurso dedicado à casta Sauvignon Blanc vai ter lugar em Torres Vedras.
“Teremos em Torres Vedras um painel muito significativo de pessoas e entidades internacionais ligadas àquilo que há de melhor no vinho, a revistas, institutos e empresas internacionais ligadas ao vinho” sublinhou Laura Rodrigues, referindo-se à realização da 12.ª edição deste concurso internacional.
Cerca de 75 especialistas, de 27 países, vão estar presentes, além de empresas ligadas ao vinho e jornalistas de revistas especializadas.
O evento tem como objetivos selecionar os melhores vinhos, concedendo-lhes um selo de qualidade para o consumidor quando compra vinho, promover os vinhos e a região.
A AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo vai ficar sediada no Mercado Municipal de Torres Vedras, devendo a sede ser inaugurada durante este ano.
“O Concurso Mundial de Sauvignon tem vários significados e importâncias. Por um lado, é o reconhecimento internacional de que há capacidade instalada e pessoas capazes de trazer um concurso desta dimensão e importância para Torres Vedras” afirmou o presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVRLisboa), Francisco Toscano Rico. “O segundo ponto é que um concurso desta importância só vem para uma região que é de vinhos de excelência”, acrescentou.
Já o presidente do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV), Bernardo Gouvêa, considerou que a realização do evento irá valorizar a qualidade dos vinhos e divulgar a oferta de enoturismo do território. Destacando que o “Município continua a tornar este cluster do vinho, esta atividade, como uma atividade principal da sua identidade”, Bernardo Gouvêa recordou a “ligação íntima e intrínseca ao campo e que está na génese da população.”
De recordar que, o concurso esteve agendado para 2021, na sequência do trabalho desenvolvido no âmbito da Cidade Europeia do Vinho 2018.