A Direção-Geral do Património Cultural vai avançar com a classificação do Edifício Pedagógico 1 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha como Monumento de Interesse Público (MIP), de acordo com um anúncio publicado hoje.
No anúncio publicado em Diário da República, o diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, torna pública a intenção de propor a classificação do edifício como MIP.
O anúncio estabelece a fixação da respetiva zona especial de proteção (ZEP), fixando um prazo de 30 dias para a consulta pública dos documentos, nas páginas da DGPC e da Câmara Municipal das Caldas da Rainha.
O Edifício Pedagógico 1 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, polo do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), faz parte do complexo de edifícios que constituem o Campus 3 do estabelecimento que iniciou a atividade letiva em 1990.
Da construção da escola fez parte a recuperação de um edifício histórico, onde até 1966 funcionou um hospital, bem como a construção de um bloco dedicado ao ensino das artes e do design, dotado modernas instalações técnicas e pedagógicas com ateliês e estúdios, laboratórios e oficinas de gravura e serigrafia, cerâmica e vidro, madeiras e metais, fotografia e edição digital, polímeros e prototipagem digital.
O Edifício Pedagógico 1, da autoria do arquiteto Vitor Figueiredo (1929-2004), foi distinguido em 1998 com o prémio Secil de arquitetura.