A Procissão do Enterro do Senhor realiza-se hoje à noite, Sexta-feira Santa da Paixão em Óbidos, no distrito de Leiria.
Esta procissão concretiza-se após um interregno provocado pela pandemia, e conclui o ciclo de procissões associadas ao programa da Semana Santa de Óbidos.
Sem qualquer iluminação pública, apenas à luz de archotes, o cortejo fúnebre, caraterizado pelo esquife com o Senhor morto e o andor de Nossa Senhora das Dores, dirige-se para a sepultura de Jesus.
Ao celebrar as cerimónias do Tríduo Pascal na Semana Santa, esta procissão evoca a um momento particularmente significativo, com apelos à contrição, à emoção e ao recolhimento.
Com início a partir da Igreja da Misericórdia, o cortejo percorre as artérias da vila obidense dentro das muralhas, nomeadamente pela Rua do Hospital, Porta da Vila, Rua Direita, Praça de Santa Maria, Largo Santiago, Rua Nova, Rua do Hospital, Largo de São Pedro, terminando na Capela de São Martinho.
Em comunicado enviado à RTVON, o Município de Óbidos considera a Semana Santa como “o ponto alto do calendário litúrgico e cultural de Óbidos”, sendo um acontecimento religioso “importante para a comunidade local, assim como para os vários milhares de peregrinos e turistas que assistem às imponentes cerimónias”.
A autarquia obidense recorda que estas cerimónias são das mais antigas do País, com mais de 400 anos de existência.
A RTVON transmite em direto hoje esta procissão, às 21:00.
Acompanhe e participe na transmissão através da página de Facebook.